segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mais algumas fotos inéditas


















Fontes BUS MG ( ORKUT) (site em breve)

extinto blog www.homemcueca.fotopic.net

Agradecimento especial ao Douglas Eduardo e ao Guilherme Cabeleira, visitem tambem,




sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A trajetória de um Guerreiro, A380, um senhor Thamco Aguia

Assim como fiz a respeito de um caio alpha, que passou por varias empresas do grupo Rodap, aproveitando o ensejo do trigésimo aniversário da criação do sistema probus, que regeu o transporte coletivo em BH e região metropolitana na década de 1980 até meados da de 1990, resolvi compartilhar com vocês a história de um dos melhores carros em que já andei na Vida, o A380 era um Thamco águia 1988 muito bom que chegou inicialmente pra rodar no 1205. não estou certo quanto ao prefixo, mas afirmo com certeza a história desse carro.

Inicialmente ele ficou na linha, mas logo chegaram uma das melhores compras da Expresso Luziense, os Torino LN MBB OF1115, ano 1990, vale lembrar que a linha 1205 era a mais bem dotada de veículos da empresa, e possuía em suma carros novos, com a chegada dos LNs, esse nobre carro ainda com as janelas pretas foi remanejado para a linha 2240B, que em 1992 virou 2240A com o plano da Transmetro de desafogar a Avenida Dom Pedro I, a 2240A virou 5528 e a linha 2240B passou a ser A, juntamente com a criação da 5528, surgiram a 5526, 5527 e 5530, e com a chegada do DER MG, este passou a ter o prefixo A380. A nomenclatura na lateral só foi utilizada por algumas semanas, depois ficou apenas São benedito Belo Horizonte.


Em 1998, houve um grande necessidade de renovação, e com isso chegaram muitos carros novos, e outros oriundos do Rio de Janeiro, com isso, a prefeitura de Santa Luzia exigiu a extinção dos Amélias nas linhas municipais, algumas ainda eram gerenciadas pelo DER MG, e ela decidiu criar novas, uma delas foi a 113, São José Barreiro do Amaral, e todos os amélias foram retirados de circulação, os thamcos A378, A380, A424 e A476 foram remanejados com os prefixos 6520 a 6524, sendo o ultimo o A380, que virou 6524 e ficou até 2001 na linha, quando saiu de circulação.


Recentemente soube que uma remessa de thamcos que incluía todos os citados acima, foi vendida para Marabá PA, e que muitos ainda estão em circulação, só ficaram o A377 e o 6245, que rodava no 2234 A Jaqueline, e até um ano atras eram veiculo de treinamento na Expresso Santa Luzia.