segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fotos de trânsito em BH,



Essa foto me foi enviada pelo Douglas Eduardo do ADBus, muito legal pois se tratade muitas raridades, um GV que pode ser, por estar na faixa da direita um Coletur da 3301A, ou um da SE, 1137A ou B, e ainda tem esse Comil ex Belacap.



essa é uma das fotos mais conhecidas de todos, ilustra muitas fotos que queriiamos ter em nossos sites de busologia. são lindos carros, um Amélia Volvo da 1504, saudade do caos da avenida Amazonas, eu fui feliz ali.


ehehe, meu papel de parede, essa foto é bacana, a traseira de um 5502 e ao fundo um Urbanis da 1182, classica.


essa me doeu de saudade, a frente parece ser o A629 da 2209, lindo demais, e ao fundo raridade pura o A475 um thamco Aguia, o unico de toda a 5516, rodava na 5516 C, era longo e tinha os bancos bipartidos e estofados, lindo demais. Eu queria ter trabalhado nessa época.


essa é uma foto do Marcio Renato e encabeçava o seu blog, da pra se ver que se trata do elevado Castelo Branco mas ainda ali se tem um 2401 e ainda ao fundo sem as faixas se percebe um O364 da Duque de Caxias da linha 1167-1 Ravena BH hoje 4872 da Saritur.


Essa foto é bem legal, queriam pegar o ipê rosa e nos deram um presente, Avenida do Contorno com Augusto de Lima.



Esaa é uma foto da Praça da Estação, no tempo em que eu trabalhava como cobrador na Expresso Luziense, vemos no inicio, um veiculo da linha 1183 da Transimão, um Urbanus II da safra GLB, provavelmente transferido das linhas da Transcon, depois um belo Caio Alpha MBB OF 1620, um carro muito bonito, por ser o unico que estava no 5516B nessa época, da pra presumir sem medo que se trata do A498, atras dele o A505, um belo Caio Vitória de São Paulo, que era o melhor em velocimetro da 5516A, ainda mais atras um outro Caio Vitória que se trata do A435, o unico do tipo na linha 2241A, beleza de foto. a fonte não onforma a data da foto, mas como os veiculos ainda mante o prefizo A e não e não a dezena da pra se presumir que é de antes de 2006 e em 2003, houve uma mudança nos intinerarios que alterou o ponto de parada de todos os 2241, 2206A e B, 1155 e 1183, ficando ali somente 5510 e 5516, das linhas do DER-MG


essa ai é só classico, nem cabe comentar só dizer que essa e a rua Tamoios perto da igreja São José.


Rua Araguari, deram um close na ROTAM e pegaram essa beleza da Zurick.

Atualizado em 24/05/2011

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Serie R parte I

Nessa parte, mostraremos algumas linhas semi expressas que faziam retorno, não chegavam ao centro. o Caio Vitória 4028 da Rodap foi comprado da Empresa Venda Nova junto com um Marcopolo Torino Volvo que ganhou o prefixo A636 na linha 2209 (hoje 4100), alem de dois O371 U que foram tambem para a Expresso Santa Luzia, como S043 e S044, e um dels ainda está como veiculo de treinamento na hoje, unidade Santa Luzia do Grupo Rodap. Praticamente todas as empresas que possuiam linhas R reativaram carros em final de carreira ou veiculos que estavam bem detonados.

semana ue vem teremos grandes surpresas com os diametrais.

Isso serve para ilustrar o que foi a implantação das linhas R, foi uma brecha para o ressurgimento de varios carros que já haviam saido de linha, no caso das linhas BHBus, o Ônibus News da um panorama bem amplo sobre essas linhas

http://onibusnews.nafoto.net/photo20081209132312.html





sábado, 26 de fevereiro de 2011

Homenagem especial

Nessa postagem eu quero homenagear os moradores do Conjunto Palmital em Santa Luzia MG, se eu não me engano no mês de março o conjunto faz 40 anos, eu tive a honra de ser cobrador naquela região durante um tempo legal, foi meu primeiro dia e meu ultimo de trabalho. Não cheguei a trabalhar na 0230, quando entrei ela já era 5516 A Palmital Venda Nova e o 0230 B era 2241 B baronesa Venda Nova. Mas tive momentos alegres nas linhas da região.

Nesse momento eu retrato a década de 1990, os Caio Vitória e os Torino LN. O A474 (5352) era um poçante de primeira linha, subia bem e foi o primeiro carro a integrar a frota do 5516 A Palmital Venda Nova como VP18 e depois como P018, sua saída deu lugar ao A511 que ficou ali por pouco tempo, até o remanejamento dos carros A487 e A488 que eram ex lenhas do 5516 A, dois caio Vitória que sofreram acidentes graves n Avenida Cristiano Machado ainda em 1992. E a Luziense tinha muita dificuldade em reparar esses veículos, o A487 ainda tinha uma gaveta original do Veneza I.

O Gabriela I da 0230 foi o primeiro carro que rodou com essa numeração, antes dele houve um Veneza I, com o prefixo 7776 que era todo vermelho, e um Condor, do primeiro modelo atendendo a região do Baronesa, 7775 esse azul ex 0206.

O A552 é um ex São Bernardo, ele chegou com a pintura da 2402, era lindo e foi do meu horário, ele chegou para a linha 5528 Duquesa, no lugar de dois Amélias com as portas largas (VP77 e VP81), veio ele e o A558, na mesma época dos articulados, ele rodou uma semana no Duquesa e foi para a 5516 C, que os demais não se ofendam, eu nunca fui tão feliz na minha vida, os cinco meses que eu trabalhei no Praça Nadir foram os melhores da minha vida. Hoje essa linha possui o numero 4405, mas a frota tem menos glamour, mas as pessoas legais que me fizeram apaixonar pelo lugar ainda estão lá.

Os urbanos de Santa Luzia em suma maioria eram gerenciados pelo DER MG, a frota era de ônibus ex Luziense e ex Santa Luzia, na época esse Amélia do desenho viera da linha 2209 B (depois 5530) as linhas que não eram gerenciadas eram Colégio da Ponte, São Benedito, São José, C.Calçadas, Morada do Rio São José, e Barreiro Pinhões,as demais eram do DER até 1998, tinham máquinas como o A600 (LN MBB 1115) A597 e A598 (G4 MBB1115 depois esses carros foram colocados motor OF 1315 esses carros viraram o careá, o A598 subia a ladeira do SESC de 4ª) A569 e A601 (Vitória ex Rio MBB 1315) A689(Vitória ex linha 8901 Santa tereza Santo antônio) dentre outros.

o ramal da linha 2206A que atendeu a região do Conjunto Palmital foi criado em 1999, mas num primeiro momento só ia até o Conjunto IAPI e retornava no DI , depois foi estendidoa até a Avenida Paraná. Essa linha possuia em 2002 8 carros, dois LN MBB 1318 (A311 e A320) três Vitória MBB 1318 (A304, A313 e A314) dois GLS VW ex Rio (A346 e A348) um vitória ex SP (A324) , mas sempre tinham ali carros de outras linhas principalmente no meu horario favorito, a beiça. normalmente os novos oiam pra çinha do Cristina A e algum mais velhinho de lá vinha pra o nosso horario.

Minha s maiores alegrias foram a bordo de um 5516 independente da letra, por isso parabéns pelos seus 40 anos.





quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Series S e Z

Nas series S e Z temos linhas especiais que foram criadas para atender determinadas áreas da cidade até que se criasse a linha definitiva ou até que houvesse um remanejamento. Em alguns casos essas linhas foram criadas depois de violentos protestos que sempre terminavam em apedrejamento de ônibus, esse sistema foi criado ainda na década de 1980, mas a BHtrans ainda o utilizou na criação da linha 1404S, a mais recente de todas.

As linhas Z atendiam especificamente a região do Zoológico, dessas linhas a que chegou aos dias de hoje foi a 2214Z que chegou a ser operada pela Auto-ômnibus Floramar.



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Serie "SA"

Nessa parte estaremos mostrando aqui os famosos circulares, alguns foram apenas tapa buraco, outros ainda persistem, começou com os SA depois os R, depois os S e até mesmo o Z.

As linhas SA foram derivações que surgiram ainda na década de 1980 e buscavam a adequação do sistema. Existem apenas duas de que eu tenho conhecimento, assim que eu buscar mais informações eu entro com as demais. Peço que me ajudem pois essas tem sido uma tarefa árdua, assim como as S. esses SA não são os SA01, circulares de ligação com o metrô, são linhas mais antigas.



As atualizações vão voltar aos poucos, ate eu estar bem recuperado, peço desculpas pela demora e conto com vocês para continuar contando a historia do sistema Probus em desenho.


Postages alteradas , serie 00 e 79.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011