sábado, 11 de junho de 2011

Um ano de Blog

Desde criança, sempre gostei de ônibus pra não dizer que fui um apaixonado por completo, era o brinquedo que eu queria e sempre teve modelos que eu gostava mais, já a minha linha favorita era a 1205, hoje 4195, São Benedito, Cidade Industrial, essa linha que antes das scanias oriundas da Uninorte, teve Torino LN (5833 e A376) Vitórias (5345) Amélias I e II, longo e curto, e thamco Falcão e águia, mas essa linha não teve muitos carros comuns a Avenida Amazonas, esse ai abaixo é um retrato de como eu sonhava com a 1205 durante uma época da minha vida,

Todos os carros exceto o A260 nunca rodaram nessa linha, mesmo assim o A260 nunca usou a pintura probus.


Essa trinca ai acho que poucas empresas tiveram numa mesma época, mas ficariam lindos cortando a Avenida Brasilia, o engraçado é que a maioria dos carros antes de serem distribuidos passavam pela garagem da Luziense no São Benedito, é assim desde que eu me entendo por gente, mas os bons eles sempre negam.



Quem não se lembra dos Ciferal Rio Scania? era pra ser Marcopolo, sim e todos pro 1205 e 2240, mas houve um erro na concessionaria e o pedido foi Ciferal Rio, dizem as más línguas que a chefia da garagem quase teve um treco, depois disso só foram comprados lá mais três carros, mas anos depois. mas dá pra se ter uma ideia de como ia ser legal essas Scanias, ambas na 12, as Ciferal Rio que ficaram na Luziense eu só vi na 12 enxertadas, deu saudade.






Lembra o que eu falei dos carros bons passarem e irem embora, o A675, uma Scania filé toda que foi pro Bom Destino, era pra Luziense, em troca ficaram três VW16180 oriundos da Viação Real no Rio de Janeiro. o B229 só foi pra Transbus por que houve um problema com o articulado B288, e ele ficou dois meses parado. o A260 é um caso daqueles, ninguém queria e ele acabou ficando na Luziense, sempre odiei esse carro, casca de ovo, quebrava a toa.


Existiram quatro Ciferal Padron Alvorada nas empresas ligadas ao hoje Grupo Rodap, A668, A669, A670,(ambas no 2257 Bom Destino BH) e A738 na 5530 Frimisa BH, o interessante é que elas chegaram a ser pintadas de 1205, o problema é que nessa mesma época começou a duplicação da Avenida Brasilia, todos esses carros foram para a expresso santa Luzia até mesmo por que testaram o 5530 via Bicas, o que não deu certo, depois chegaram o A672, A673 e A674 para o 2257 e A739 pro 5530, mas esses carros nunca chegaram a rodar no 1205.


gente, desde meus 10, 11 anos de idade eu sempre desenhei ônibus, que sempre foi algo que eu realmente amei de paixão, quando eu vejo um bus detonado meu coração dói, a um ano atras eu me predispus a fazer um blog que reunisse historias e contasse um pouco do que eu vivi, na roleta e ao longo dos meus 28 anos, hoje esse blog faz um ano e ele só existe graças a vocês amigos, que comentam e que enriquecem cada dia mais de conhecimento esse blog.

a todos obrigado e que Deus abençoe a todos, e que esse seja só o primeiro ano de muitos do Melhor da Metrobel.

2 comentários:

  1. Meus parabens Joase, desde a criação do seu blog a busologia só teve a ganhar, pois as suas histórias e de todos os outros amigos que aqui comentam são de fundamental importância para o entendimento do transporte aqui de nossa capital, pois tentar mostrar a história por fotos fica as vezes meio que limitado já que os registros são poucos ou em algumas situações inesistentes, e através dos desenhos é capaz ilustrar esse momento tão bom do nosso transporte.
    Meu caso já um pouco diferente do seu, pois eu comecei a gostar de ônibus apartir de um colega de sala quando eu tinha uns 15 anos atrás, no começo eu ficava confuso ao ver escrito no mesmo veículo alguns dizeres como "Busscar Urbanus Scania L113", não sabia distinguir essas palavras, cheguei até a pensar que o ônibus vinha só a carcaça tipos o de exportação, e na empresa que era colocado o chassi, mas no final das contas Deus quis que eu pudesse viver um pouco da era de ouro do nosso transporte apartir de 96/97.
    E que venha vários outros aniversários e que os amigos possam continuar a contribuir com o hobby.

    ResponderExcluir
  2. eh, amigo, ônibus é a minha segunda paixão, ainda tenho momentos que choro demais, como anteontem, ao olhar um Gabriela do ônibus news que fez o especial pro enterro do meu irmão em 1986, ou quando vejo desenhos ou fotos de ônibus que eu trabalhei, a minha historia sempre esteve ligada aos ônibus, andando sempre quando criança de hospital em hospital tratando do meu problema de visão, é uma paixão que não cessa, sabe, eu só queria ter carteira de motorista ,D, e aquela frase do meu outro blog, realizada, velho, ia ser do caralho, mas a vida segue, enquanto isso, aos desenhos e as pesquisas.

    obrigado amigo, você contribuiu muito para esse blog crescer, e vamos continuar lembrando dessa historia maravilhosa que é o transporte publico de BH, ve se atualiza logo esse adbus.

    ResponderExcluir