segunda-feira, 9 de maio de 2011

Garagens em destaque


Viação Zurick




de todas as garagens que se tem fotos, as mais liberais, por assim dizer seriam, a Anchieta e a Laguna, algumas fotos eu não sei a procedencia, só sei de onde as retirei, destaco ai na segunda foto (4106) um thamco Aguia já sem as letras, fora de linha e na penultima foto um Gabriela depenado, provavelmente para reforma.




Viação Carmo Sion, destaque para os letreiros, a maioria das empresas não mudavam os letreiros nas idas a garagem , isso só virou lei em 1993.


Viação Vera Cruz, destaque para o Busscar Urbanus I, da 4701 no canto da foto.



Garagem da Urca Auto ônibus, junto com esa dupla de fotos havia uma da trazeira de um Amélia I, destaque ai um Caio Ganriela da 0402 no canto da primeira foto.




Laguna Auto ônibus, sempre com uma frota diversificada.



Garagem da CVN


Patio da Viação Serra Verde, desconheço a data das fotos, mas essas scanias deixaram saudades





essas fotos são da decada de 1990, mas pelo jeito entre 1994 e 1995, da transbus


garagem da Novo Retiro, sempre predominando os volvo.


essa é muito bonita, a Uninorte inteira de scanias, eu vivi isso, e digo que dá muitas saudades,


Atualizado em 13/05/2011

16 comentários:

  1. para deixar qualquer um boquiaberto !
    belíssima postagem

    ResponderExcluir
  2. O Moises postou um comentario aqui e depois da pane do blogger de ontem ele sumiu, acredito que isso pode ter aocntecido com outros comentarios, se aconteceu, postem dinovo por favor, grato.

    ResponderExcluir
  3. Como vai Joase, estou na maiorr correria e nem estou tendo tempo de acopanhar os blogs.
    Aquela foto do Gabrilea depenado é aonde, pois não parece ser a garagem da Anchieta, pois não existem prédios e nem montanha a sua volta como está na foto.
    Muito bacana essa sessão de garagens.

    ResponderExcluir
  4. A foto do Condor com Gabriela ao fundo, foi tirada na 1ª garagem da Anchieta. Ficava na rua Joaquim Linhares 233 no Anchieta mesmo. Aonde hoje é o Planeta Bola Quadras Esportivas. Você pode inclusive ver atrás dos prédios, a serra do curral.
    Agora alguem sabe me dizer aonde foi tirada aquela foto do condor da 1001? Pois ali não é a JK aonde ficava a Carmo Sion. Na foto além dele,ao lado esta um amelia da 1702 (N.Suissa), e o vitoria que só aparece a traseira, é o antigo 3975 da 3801 (Metropolitana). A Bhtrans também não era, se bobear, nem existia na época da foto.

    ResponderExcluir
  5. Joase, vc ta por ai ainda???
    Só te vejo la no Alysson! rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Joase, verificando aqui, notei que faltou algumas séries e linhas, seria legal complementar estas informações pra dar maior movimentação ao blog:

    Série 01 (abrange Betim, Contagem e Ibirité)

    Betim - todos operados pela Santa Edwiges com o layout Metrobel sem os paralelogramos (a maioria composta por Caio Gabriela e Caio Amélia):

    0103 - Betim - Santo Afonso
    0104 - Cachoeira - Olimpia Bueno Franco
    0105 - Betim - Jardim Alterosa
    0106A - Betim - Homero Gil
    0106B - Cidade Verde - Bom retiro
    0107 - Betim - Vargem das Flores
    0108 - Salomé - Petrópolis
    0109 - Brasiléia - Conj. Rubens de Pinho Angelo
    0110 - PTB - Nossa senhora das Graças (tinha Caio Amélia Volvo, ex-1137)
    0111 - Betim - Citrolândia
    0111S - Seção Entroncamento BR381 - Sanatório
    0112A - Betim - São Caetano
    0112B - Betim - Alvorada - Via Jardim Terezópolis
    0118 - Betim - Pimentas
    0121 - Betim - Icaivera


    Intermunicipal (Operado pela Santa Edwiges) tambem sem os paralelogramos:

    0113 - Betim - Mario Campos (virou 1131 em 1993)

    Contagem (não sei se possuia paralelogramos:

    0107SA - Fonte Grande - Cidade Industrial (ficou pouco tempo com esta numeração até virar 1119)
    0116 - Retiro - Cidade Industrial (Operado pela São Gonçalo, que depois virou 1168 e extendido a Estação Eldorado)
    0117A/B - Nova Contagem - Cidade Industrial (mesmo caso da 0116, só que virou 1167A/B)

    Ibirité (operado pela Viação Sidon), todos no layout metrobel:

    0115A - Nossa Senhora - Jardim das Rosas
    0115B - Palmares - Fazenda Rosário
    0115C - canaã Bosque Ibirité
    0120 - Ibirité - Durval de Barros

    Passou batido a série 08:

    0805 - General carneiro - Vila Rica (Operado pela Viação Brasília)
    0811 - Sabará - Caeté - Via Mina (Operado pela Viação Cuiabá)

    Na série 00 faltou as linhas Pedro Leopoldo (operado pela Viação Pedro Leopoldo, depois foi pra Unir) tambem sem paralelogramos:

    0049 - Pedro Leopoldo - Vera Cruz
    0050 - Pedro Leopoldo - Lagoa Santo Antonio
    0051 - Pedro Leopoldo - Quinta do Sumidouro (tinha um Thamco Scorpion OF1318 modelo 1994 prefixo A070 e um Busscar Urbanus II OF1620)
    0051B - Circular Cauê - Ciminas
    0075A - Pedro Leopoldo - Palmital (Já teve Ciferal Tocantins)
    0075B - Pedro Leopoldo - Quintas das Palmeiras

    Na série 07, faltou o 0704 que era uma linha de Contagem operada pela São Gonçalo cujo itinerário Imbiruçu - Cidade Industrial que depois virou 1163 em 1986

    Na criação da Metrobel a 1112 começou como Contagem - FIAT, depois virou 1128 Milionarios - FIAT e por fim encurtaram o trajeto até o Makro.

    5518 tambem tinha uma linha S - chamada Nossa Senhora de Fatima - Borges.

    A Linha 100 (Barreiro), 46 (Regina - Lindeia), 147 (Olaria), 112 (Industrial) criadas antes do PROBUS tambem tiveram pinturas Probus. Todos com Paralelogramos amarelos.

    A linha 1155 - Inicialmente estava prevista pra ser - Sevilha - BR040 - Belo Horizonte, não sei se implantou desta forma por algum tempo.

    A linha 1165 já teve 3 diferentes itinerários:

    Primeiro: Bernardo Monteiro - Cidade Industrial
    Segundo: Em 1994 virou Fazenda Imbiruçu - Bernardo Monteiro - Cidade Industrial e teve a linha B - Praia - Cidade Industrial (operado pela Sâo Gonçalo) logo após a Novo Retiro comprar a 1162 e acabar com a 1162B - Praia - Estação Eldorado.
    Terceiro: Em 1997 virou Capelinha - Cidade Industrial que perdurou até atualmente.

    ResponderExcluir
  7. Qualquer complemento e informação que achar aqui eu posto mais.

    ResponderExcluir
  8. Opa pessoal Beleza???


    Eu tava em viagem mas estou de volta,

    Douglas, eu recebi sua foto, ela tá nas fotos de transito em BH, algumas postagens atras, valeu mesmo, massa aquele Comil ex Belacap.

    Robson, eu to trabalhando em muita coisa, e por enquanto sem muitas novidades, mas em breeve estou com muita coisa boa por aqui,

    gente brigadão e até o fim de semana tem novidades pra gente.

    Rafael, vc tambem tava sumido, valeu pelas noticias, retronei hoje de BH e vou descansar e amanhã trabalho nos desenhos, até o final de semana posto por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Na Série 01 teve tambem as linhas:

    0101 - O.Bueno Franco/Romero Gil
    0102 - Betim/Varzea Das Flores
    0106 C - Nossa Senhora das Graças/Brasiléia
    0112 C - Betim/São Caetano Via Vila Universal
    0114 - Betim/Bom Retiro
    0115 SA - Jardim Das Rosas/Fazenda do Rosário 0116 SA - Flamengo//Durval De Barros/Lindéia/Amazonas
    0117 C - Novo Retiro/Cid.Industrial
    0119 - Betim/Fazenda Do Rosário
    0121 - Betim/Liberatos
    Corrigindo: A Linha Betim/Icaivera era 0122.

    ResponderExcluir
  10. Corrigindo:

    A Linha 0104 era Cachoeira/Amazonas
    A Linha 0106 A era Nossa Senhora das Graças/Cidade Verde/Conjunto Olímpia Bueno Franco
    A Linha 0106 B era Nossa Senhora das Graças/Romero Gil/Bom Retiro

    A Linha 0107 teve 2 itinerários:

    1° Betim/Vila das Flores
    2° Betim/Petrovale e partir de 02/1991 estra linha passou a ter alguns horários que atendiam ao Jd Nazareno

    A Linha 0109 teve 2 itinerários
    1° Betim/Brasiléia
    2° Nossa Senhora Das Graças/Brasiléia (Extensão até o Nossa Senhora Das Graças)

    A Linha 0110 era Betim/PTB (Não Atendia ao Nossa Senhora Das Graças)

    A Linha 0111 SA era Seção entroncamento BR 381/Citrolândia/Sanatório Santa Izabel

    A Linha 0115 B teve 2 Itinerários

    1° Lago Azul/Ibirité/Palmares
    2° Palmares/Fazenda do Rosário

    ResponderExcluir
  11. Outras Correções

    A Linha 0116 era Petrolândia/Cidade Industrial e passou a ser 1166 Petrolândia/Cid.Industrial/Estação Eldorado em 1986

    Teve tambem a linha:
    0117 C - Novo Retiro/Cid.Industrial

    As Linhas 0117 A/B/C,Passaram a ser 1167 A/B/C em 1986

    Em 1988 ouve uma reestruturação desta forma:

    A Linha 1167 B - Retiro/Cid.Industrial/Estação Eldorado passou a ser 1168
    A Linha 1167 C - Novo Retiro/Cid.Industrial/Estação Eldorado,passou a ser 1167 B e deu origem a criação da linha:

    1169 - Novo Retiro/Estação Eldorado

    ResponderExcluir
  12. Especificações Corretas:

    A Linha 0101 era ônibus azul (Diametral)
    As Linhas: 0102 a 0114,0118,0119,0121 e 0122 eram ônibus Vermelho (Diametral)

    As Linhas 0107 SA,0116 SA eram ônibus azul (Auxiliar)

    As Linhas 0111 SA e 0115 SA eram ônibus vermelho (Auxiliar)

    As Linhas 0115 A/B/C,0116,0117 A/B/C e 0120 Eram ônibus vermelho (Semi Expresso)

    ResponderExcluir
  13. Tava cogitada a criação da linha 1155 como sendo Sevilha/Belo Horizonte Via BR 040 como tambem a linha 1155 Veneza/Cid.Industrial Mas ficou decidida que a criação das linhas de Neves em 1984 seria da seguinte forma:

    1155 - Veneza Via BR 040/Belo Horizonte
    1155 SA - Serviço Auxiliar Veneza
    2222 - Sevilha/Veneza
    2223 - Santa Martinha/Rosaneves
    2228 - Neves/Venda Nova

    A Linha 0210 Neves/Pedro Leopoldo era operada pela a Viação Pedro Leopoldo e foi adquirida pela a Viação Nossa Senhora Das Neves em 1985.

    Foi Desativada a linha 1208 Ceasa/Neves e em 1991 esta linha foi reativada como sendo:

    2228 - Neves/Venda Nova/Ceasa (com o que seria a extensão do itinerário da linha 1208 até Venda Nova)

    Outras linhas que tambem era operada pela a Viação Nossa Senhora Das Neves era a linha:

    0023 - Areias (depois passou a ser 2203 - Passou batido na série 00)
    2204 A - Justinópolis
    2204 B - Botafogo
    2204 C - São Miguel
    2219 - Menezes (Em 1984,esra linha teve o itinerário reduzido e passou a ser: Menezes/Venda Nova
    0220 - Coqueiro/Menezes

    Estas Linhas foram repassadas a Expresso Luziense,juntamente com a garagem do Justinópolis em 1983.

    A Luziense (Garagem São Benedito) operou a linha:

    2217 - Sesc

    ResponderExcluir
  14. Boas informações, os mais antigos dizem que essa linha foi trocada por 11 amélias, e um deles era o A482 da 5516A, valeu ai, em breve faço as alterações, esse buraco de 0101 e 0102 tava me perturbando.

    ResponderExcluir
  15. Sobre esta troca: este fato ocorreu sim,mas estes veículos relacionados abaixo ainda chegaram a rodar na linha 2217 por um curto espaço de tempo depois de concedida a autorização da METROBEL,estes veículos foram redistribuidos nas linhas 2204 A,2240 A,2241 A/B/C em função de um aumento de frota que fora autorizado para estas linhas o que ocasionou na desativação da linha 2217,nesta época e em contrapartida a foi inaugurada o ramal C da
    linha 2224 - Sesc e operada pela a Coletivos Venda Nova (para que a população não ficasse sem atendimento do sistema) Após a troca que fora feita pela a Luziense na a linha 2217 e com isto na Empresa Venda Nova,foi desativada a linha 2221 Nova York e inaugurada a linha 2224 A Nova York Via Jardim Dos Comrciários e foi inaugurado um outro ramal foi o 2224 B Jardim Dos Comerciários
    A Numeração dos veículos Caio Amélia e que até mesmo chegaram a rodar na linha 2217 - Sesc e ficaram pouco tempo nesta linha eram estes:

    2157 2158 2159
    2160 2174 2175 2176
    2176 2177 2178 2179

    A Numeração do tipo uma letra e três números (exemplo A 482) foi adotada pelo o sistema do DER - MG,durante o período de 1994 a 2004 e deste ano em diante a numeração dos veículos passou a ser feita da seguinte forma: os dois primeiros números são referentes ao código da empresa (Exemplo o Código da Expresso Luziense é 30) e os outros três números é o número do veículo e tomando este exemplo do carro A 482 este carro rodou inicialmente na linha 2240 A São Benedito e depois foi para a linha 5516 A e antes de ser retirado de circulação teve a numeração 30482.

    ResponderExcluir
  16. não, ele não chegou a ter essa numeração 30482, era um caio amélia I, foi substituído pelos ciferal GLS que viram da Viação Real (RJ) , lembra que em 1997 veio uma leva imensa de carros do RJ pra Luziense pras demais, pois é ai que eles saíram, mais teve mais amelia I, que veio nessa troca, sei que todos foram embora na época dos Ciferal,

    ResponderExcluir