domingo, 6 de março de 2011

Serie 02

Nessa postagem eu tenho mais duvidas do que certezas, é muito difícil encontrar qualquer coisa sobre os circulares, essas linhas muitas vezes são comentadas, mas de maneira vaga, tem dois comentários no Urbanos de Minas e somente uma delas relata as empresas que os fizeram, na outra se tem os números, mas é só isso.

Minhas certezas nessa postagem são somente a 0206 e a 0230,, a 0206, hoje 607, Jaqueline, Mantiqueira, Pedra Branca era da Luziense e da Uninorte até a licitação, já cheguei a ver a 5520 com adesivos dando viagens e me lembro do 5116, esse carro chegou zero pra essa linha mas ficou pouco tempo, outro famoso que rodou ali foi o 6244, que até a licitação era o único Thamco Scorpion da frota. A 0230 era também da Luziense e até a tomada dela pelo DER MG ela só contava com carros que saiam de circulação nas outras linhas, esse que eu desenhei era o A419 da 2241A.

Sobre as outras, eu me lembro de um Nielson Urbanus, que rodou na linha 2203, já o desenhei na serie 22, lembro dele e do B260, um vitoria que tem até uma foto dele ainda com a pintura probus na 2204, eles tinham uma pintura semelhante a dos articulados, com uma faixa vermelha e o teto e a parte debaixo brancas, depois ganharam uma pintura com o nome da transbus, esse está desenhado pelo Marcio no Arquivobus.

As linhas que circularam na região de Vespasiano e Lagoa Santa, e também Pedro Leopoldo, só tenho os números e como podem ver estão faltando muitas linhas, como a 0211, 0213, 0215, 0217 a 0219. Eu não sei também a empresa que comandou essas linhas, por isso esses carros estão sem empresa e com o prefixo P0xx, caso saibam, por favor postem nos comentários abaixo e se tiverem ao menos uma idéia de modelos de ônibus e prefixos comentem abaixo.











Postagem retificada em 11/03/2011.

grato a todos pelas colaborações e por favor comentem abaixo.

21 comentários:

  1. Grande Joase,

    muito bom o post, principalmente por se tratar de linhas interessantes que de certo modo andavam meio esquecidas.
    Eu quase não tive contato com essas linhas.

    Aliás, eu comecei a anotar prefixos tardiamente, e pra piorar perdi minhas anotações, como por exemplo os prefixos dos últimos Amélias de BH como os da 6801, 4403, etc. Hoje muita coisa é só de kbça mesmo. Além disso, depois que eu fui estudar em Viçosa, já desanimado com a cabritização eu só me interessava em achar coisas antigas da metrobel.

    Não posso deixar de comentar também a foto de apresentação do blog! Belíssimo esse Amélia da Paraense! Deixaram muitas saudades.

    ResponderExcluir
  2. Ah, por curiosidade, eu nunca dirigi um ônibus, na verdade nem carteira eu tenho, mas qual a diferença entre a visibilidade do Apache S22 pro Apache VIP 2? Como passageiro parece ser tudo igual.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu também não tenho carteira Cabeleira, mas até já me acostumei com as duras da policia, eu toquei três ônibus na minha vida, um Caio Vitória MBB 1115, um Ciferal Tocantins que foi meu e nele que eu aprendi a dirigir e um GV1000 MBB OF1618, que eu adorava, eu sou mecânico pratico, eu não tenho formação, mas já trabalhei em mecânicas de BH e Betim, dai sempre que eu consertava me pediam pra testar.

    O lance na verdade ai são as colunas laterais, o Apache S21 é um Caio Vitória avançado, as colunas são finas e a posição do motorista é rum somente pra fazer curvas por causa daquela curva da porta, já o Vip daquele que a paraense tinha no 32, Vw17240, ele tem as colunas grossas e a frente dele é curvada, da a impressão d que a gente ta longe do carro da frente mas não ta, e nas curvas independente do lado, elas tampam a visão, esse S22 que você pôs na ultima postagem é muito legal por que a frente dele é mais reta, e as colunas finas, o painel está bem colado no para brisas e da pra ver bem nas curvas, os retrovisores daquele carro são muito bem postados, da pra manobrar ele sem medo de errar, (tenho um amigo que comprou um da Bahia, 2007, e ele vai ser escolar em BH em breve, fui com ele ver esse carro em Feira de Santana e deu pra ficar impressionado) já o mais novo que a Luziense comprou uma barcada deles é ruim por causa da barriga, as colunas são finas mas o para brisa é como se fosse uma barriga de xistose, nos dias de chuva isso atrapalha, dos mais recentes em termos de visibilidade o melhor é o Torino G7 e o Apache S22

    ResponderExcluir
  4. Joase, o 0201 e 0204 eram azuis.

    o 0204 tinha em suas fileiras Caio Gabriela.
    O 0208 não tinha os poligonos roxos

    ResponderExcluir
  5. Hm, legal pra caramba a sua análise sobre a visibilidade das carrocerias!

    Ah, vc sabe qual o prefixo desse 4901?
    Taí uma linha que eu sei o prefixo de carro nenhum. Só lembro que a frota era repleta de Amélias, tinha Vitória OF1318 e tinha Torino LN cabritinho, mais nada.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Rafael eu alterei a postagem, valeu pela informação, vc sabe alguma coisa das outras? esse 0203 ta me deixando encucado.

    Cabeleira eu acho que é 7497, o problema da são pedro é que embora seja uma linha só, os prefixos dela não seguem um padrão, eu aumentei aqui e parece ser isso.

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo 7497, o amelia da São Pedro.

    Circulou até 1997.

    Quanto ao 0203, segundo o Flavio Paiva:

    "1 - A linha 0203 foi desmembrada em 0203 A e 0203 B. Sendo que o ramal 0203A ficou com a Coletivos Santa Mônica e o ramal 0203B com a Viação Serra Verde. Passando a ser: 0203A (Santa Mônica - Venda Nova) e 0203B (Serra Verde - Santa Mônica), retornando na Avenida Erico Verissimo na altura do antigo SENAI. Algum tempo depois se a numeração deste ramal foi mudada passando a existir a 0209."

    Na linha B tinha um Marcopolo San Remo OF1113 prefixo 4466 (ex-2207) na época que foi criada.

    ResponderExcluir
  8. Ah e a 0208 o carro era um Amelia 86 prefixo 4788, que acho que foi encerrar carreira lá no 0500.

    ResponderExcluir
  9. Prefixos das empresas:

    0214 - Viação Buião (nunca usou pintura probus)
    0212 e 0216 - Empresa Zezé (depois Viação Pedro Leopoldo)
    0213 era o 213 aí de Santa Luzia.

    ResponderExcluir
  10. ah, o são cosme bonanza? ele sempre usou a pintura azul, o DER só regulamentou essa linha poucos meses antes da municipalização, e esse numero nunca foi usado, na verdade essas linhas só receberam esse numero após a municpalização, mesmo assim sem o "0", e num site mais antigo que tenho aqui, ainda é possivel visualisar as linhas e os intinerarios, eles constam como linhas do DER.

    ta ai o link.
    http://members.fortunecity.com/nocampus/Mg/horario_onibus.htm

    ResponderExcluir
  11. rsrsr, engraçado vocês falarem sobre carteira "D", pois quanso eu sai do meu antigo emprego a primeira coisa que eu fiz foi tirar a carteira "D" (muito fácil por sinal, mais fácil que a de carro)para que eu pudesse trabalhar de motorista em alguma empresa, um tio meu até tentou me ajudar a arrumar uma vaga na Transimão Nacional, mas na época só aceitavam maiores de 30 anos, então procurei por outras como a Coletur, Lux e até mesmo a Betânia, mas ou você entrava como cobrador ou manobrista, e nesse meio termo acabei arrumando uma vaguinha na Fiat, e então acabei desistindo do busão. Mas eu ainda sonho em pilotar um urbano.

    A cada dia que passa eu fico mais boquiaberto diante de tanto conhecimento, meus parabens a todos aqueles que compartilham seus conhecimentos com os "menos favorecidos". rsrsr

    ResponderExcluir
  12. Linha 0215 tambem era da Buião Vespasiano x Bela Vista, nas linhas de Vespasiano a Buião nunca chegou a utilizar a pintura do probus

    ResponderExcluir
  13. Vespasino x Bela Vista não seria 0314???

    ResponderExcluir
  14. sobre as postagens da linha 0204 e 0205, vc fez uma pequena confusão.a linha 0204 era da extinta sao bernardo onibus e tinha 2 dois ramais "A e B".O ramal A era sao bernardo ?venda nova e era composto por um unico veiculo ,o carro 5971, tratava-se de um busscar curto e o qual o mesmo operava na linha 2214,ja o ramal B era floramar/ venda nova tambem operava com um unico carro o 5962, q tratava-se do mesmo modelo porem foi retirado da linha 2211,com a criaçao da linha 0205, o ramal A e B foi extinto e o seu carro foi para a 0204. Na epoca da criaçao da linha 0205,a mesma operava com dois carros um ciferal padron rio o mesmo da postagem e um thamco padron longo cujo prefixo era 0007.

    ResponderExcluir
  15. vc poderia fazer os desenhos das linhas 601,602,603,604,605,606...
    seria interessante rever estes desenhos

    ResponderExcluir
  16. GRUPO ATR® esses desenhos tentam retratar uma época mais antiga, no caso dessas linhas eu quis retratar o final da decada de 1980 até o meio de 1990, os Urbanus I chegaram quase no final de 1995, por ocasiao da chegada das scanias, e se eu não me engano um deles chegou a ser remanejado para a Vale do sol (2238), quanto aos desenhos não poderei faze los pois esse blog trata se de desenhos da era probus, mas o Douglas do ADBus poderá te atender se ele puder.

    ResponderExcluir
  17. o Douglas, eu poso te dizer uma coisa, parece utopia ou frase de poeta esquecido mas é uma verdade, se você sonha em pilotar bus, o mais dificl vocÊ fez, ainda tem muitas emnpresas em BH que pegam motoristas e dão treinamento , alguns começam na manobra mas se o cara for bom mesmo ele consegue passar pra linha rapidinho, se eu enxergasse bem e pudesse tirar carteira serria seu concorrente, sonho é sonho e vale sempre a pena lutar por ele

    ResponderExcluir
  18. As Linhas 0201,0203 A/B,0204,0205,0206,0208 e 0209 eram ônibus azul (Diametral)

    A Linhas 0202 A/B e 0207 eram ônibus vermelho (Circular)

    Nas linhas 0208 e 0209,muitos veículos vermelhos (Semi Expresso) rodaram nestas linhas devido a não pintura dos veículos que eram remanejados para estas linhas,apesar de nos registros oficiais as linhas 0208 e 0209 eram Diametrais

    A Linha 0210 inicialmente era ônibus azul (Diametral) e tambem ocorreu o mesmo tipo de situação: o veículo que era remanejado para esta linha passou a não ser pintado de azul e rodaram sendo vermelho (Expresso) apesar de no registro oficial a linha 0210 era Diametral

    A Linha 0293 apesar de no registro oficial ser uma linha Diametral,só rodou veículo vermelho nesta linha.

    ResponderExcluir
  19. As Linhas do PROBUS que foram operadas por 2 ou 3 empresas na época de criação (1983):

    0201 - Juliana/Nova York Coletivos Venda Nova,Empresa Venda Nova e era notável a diferença de cor os carros da Coletivos Venda Nova eram Azul (Cor Original da linha) e os carros da Empresa Venda Nova eram Vermelhos,depois esta linha foi operada somente pela a Coletivos Venda Nova.

    Linha 0202 A/B - Circular Venda Nova,foi operada da seguinte forma:

    0202 A Coletivos Venda Nova (ficou pouco tempo operando tambem o ramal 0202 B)
    0202 B Empresa Venda Nova(Ficou pouco tempo operando tambem o ramal 0202 A),depois esta linha passou a ser operada somente pela a Empresa Venda Nova.

    0203 - Serra Verde/Santa Mônica - Coletivos Santa Mônica Ltda e Viação Serra Verde,depois passou a ser operada somente pela a Viação Serra Verde

    0204 - São Bernardo/Jardim Europa - São Bernardo ônibus e Viação Serra Verde e depois esta linha passou a ser operada somente pela a São Bernardo ônibus.

    Em 1985 foi criada a linha:

    0206 - Pedra Branca/Mantiqueira/Jaqueline e era operada pelas empresas: Coletivos Venda Nova,Empresa Venda Nova e Expresso Luziense (Cada uma com 1 veículo,sendo que o veículo da Luziense era vermelho) depois esta linha passou a ser operada omente pela a Empresa Venda Nova

    Detalhe: nesta linha já rodou um Thamco Scorpion MBB OF - 1115 que chegou zero KM EM 1989,para esta linha com a numeração 6244 (Expresso Luziense).

    ResponderExcluir
  20. esse conhece, Anônimo, é verdade, o que você colocou ai, manda um e-mail pra mim, com o que você lembra dessa serie, os carros e tal, que eu adapto assim que puder e obrigado,

    ResponderExcluir
  21. Muito interessante esta postagem. Não cheguei a conhecer essas linhas 0220 e 0230 assim como estão descritas acima no post.
    Houve duas linhas criadas para a Transbus de Justinópolis (se não me engano no fim da década de 80 e início de 90) que passavam em frente de casa; me lembro de quando começaram a rodar:
    0220 - Quinta das Palmeiras / Venda Nova e
    0230 - Areias / Venda Nova.
    Eram vermelhos e tinham pouquíssimos horários durante o dia; tipo quatro ou cinco viagens para cada.
    Me lembro também, como se fosse ontem, de uma senhora com lenço na cabeça sentada no banco da frente no primeiro dia do 0220 - Quinta das Palmeiras quando ele estava subindo no sentido Justinópolis.
    Passado algum tempo, infelizmente a 0230 foi extinta e depois a 0220.

    ResponderExcluir