quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Series S e Z

Nas series S e Z temos linhas especiais que foram criadas para atender determinadas áreas da cidade até que se criasse a linha definitiva ou até que houvesse um remanejamento. Em alguns casos essas linhas foram criadas depois de violentos protestos que sempre terminavam em apedrejamento de ônibus, esse sistema foi criado ainda na década de 1980, mas a BHtrans ainda o utilizou na criação da linha 1404S, a mais recente de todas.

As linhas Z atendiam especificamente a região do Zoológico, dessas linhas a que chegou aos dias de hoje foi a 2214Z que chegou a ser operada pela Auto-ômnibus Floramar.



10 comentários:

  1. E ai Joase, tudo bem meu camarada, pela segunda vez você me deixou encucado ao agregar esse Torino G3 a Transimão, pois não me lembro de ver nada sobre ele na empresa, pois aqui da região das linhas 44xx, o único Torino G3 que eu me lembro é o que tinha na linha 4408 da Urca. outro também que rodou por aqui era da Lux e rodava na 4501, veículo este que pertenceu a Belacap.
    Esse prefixo com iniciais 63xx realmente chegaram a ser utilizados pela Betânia? Pois os que eu me lembro eram 67xx, 833x, 045x 215x, 321x.

    ResponderExcluir
  2. Sobre a linha 4402S, eu me lembro de ter rodado nela o último Thamco Àguia da 4402, o P032 e que depois virou VP32, eu tenho um desenho dele se te interessar é só me dar um toque blz.
    Abração e continue com seu ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs, já ia me esquecendo, será que tem como você me enviar a foto desse Torino LN Scania da linha 2004, pois eu pretendo desenhá-lo e como eu sei que você atualiza constantemente seu plano de fundo, ficaria difícil desenhar sem um "manequim".
    Desde já agradeço a atençã.

    ResponderExcluir
  4. que bom que voltaste. é o melhor blog de desenhos na minha opinião.

    Só um adendo o 3503S novo Belmonte tinha em sua frota 1 Ciferal Alvorada II.

    O Kátia - Zoologico tinha a frota habitual da 2215C na epoca 1993-98.

    Os demais é isso aí mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Olá meu caro!
    Interessante a sua postagem.
    Eu também fiquei encucado com o Torino G3 na 4402. Quando eu morei no Carajás de 93-2002 eu não vi nenhum deles por lá. Pode até ter sido substituído... Da década de 80 na 4402 eu lembro de um Amélia 1 que rodava na Sra da Conceição e por volta de 94-95, sei que teve um amélia veículo reserva na 101 por volta de 95-96 que nos anos anteriores eu nunca tinha o visto por lá, logo acredito que seja aquele da 4402 remanejado. Lembro também que tinha uma quantidade boa de Águias e Vitórias. Em 97 parte dos águias sumiram com a vinda dos Urbanus II OH1621L sobrando só o VP32 que virou P032 que foi aposentado por volta de 2002-2003, utilizado como veículo reserva. Mas como os novos Apache S21 16210OC quebravam demais, aliás, qualquer veículo da transimão quebra demais, o vovô substituia sempre os caçulas da linhas.

    ResponderExcluir
  6. Como só comecei a anotar prefixo no fim de 98, não posso precisar quais os carros que fizeram a 4402S antes dela virar uma linha de Contagem. O único que eu posso garantir que fez essa linha foi o Vitória OF1115 D141. Mesmo assim só me lembro de ter visto 3 carrocerias nessa linha: Vitória, Águia e Scorpion.

    Me esclarece uma dúvida: a partir de que ano a prefixação das metropolitanas passou a ter uma letra antes dos números?

    ResponderExcluir
  7. Cabeleira, essa duvuda sua é a mesma, do Douglas, tenho uma foto de um G4 na 001, da trabscon, que é ate hoje da transimão, a linha 2401 A e B em 1988 era puro G3, meu tio trabalhava na transimão e morava na garagem, eu não me lembro bem aonde ficava mas sei que ele era peixe lá, os prefixos começavam em 2397 e terminavam em 2415, teve na 001, na 4402 que é tipo esse que eu desenhei, alias o unico, hoje ele está em Sobral CE inclusive tenho uma foto dele com a trazeira pintada de 4402. esses carros não agradaram e por isso sairam na primeira leva.

    me passa seu email que te mando a foto do 001, ou melhor me manda um email pardalnegro@hotmail.com

    Rafael se a frota do 2215 R é de 1994 estamnos falano de Vitórias MB1318 e de Amelias II, ou de O371U certo?

    ResponderExcluir
  8. Isso Joase, são aqueles Vitorias ex-Rio lá da Itamarati, e os Mercedes O371U.


    Nossa cara, vc tem muita foto antiga, quem dera tivesse tanta foto assim.

    ResponderExcluir
  9. Rafael, são muitos anos de pesquisa em cima do probus, eu ainda vou ter o acervo da Luziense, ai sim terei muitas fotos antigas

    ResponderExcluir