sábado, 26 de fevereiro de 2011

Homenagem especial

Nessa postagem eu quero homenagear os moradores do Conjunto Palmital em Santa Luzia MG, se eu não me engano no mês de março o conjunto faz 40 anos, eu tive a honra de ser cobrador naquela região durante um tempo legal, foi meu primeiro dia e meu ultimo de trabalho. Não cheguei a trabalhar na 0230, quando entrei ela já era 5516 A Palmital Venda Nova e o 0230 B era 2241 B baronesa Venda Nova. Mas tive momentos alegres nas linhas da região.

Nesse momento eu retrato a década de 1990, os Caio Vitória e os Torino LN. O A474 (5352) era um poçante de primeira linha, subia bem e foi o primeiro carro a integrar a frota do 5516 A Palmital Venda Nova como VP18 e depois como P018, sua saída deu lugar ao A511 que ficou ali por pouco tempo, até o remanejamento dos carros A487 e A488 que eram ex lenhas do 5516 A, dois caio Vitória que sofreram acidentes graves n Avenida Cristiano Machado ainda em 1992. E a Luziense tinha muita dificuldade em reparar esses veículos, o A487 ainda tinha uma gaveta original do Veneza I.

O Gabriela I da 0230 foi o primeiro carro que rodou com essa numeração, antes dele houve um Veneza I, com o prefixo 7776 que era todo vermelho, e um Condor, do primeiro modelo atendendo a região do Baronesa, 7775 esse azul ex 0206.

O A552 é um ex São Bernardo, ele chegou com a pintura da 2402, era lindo e foi do meu horário, ele chegou para a linha 5528 Duquesa, no lugar de dois Amélias com as portas largas (VP77 e VP81), veio ele e o A558, na mesma época dos articulados, ele rodou uma semana no Duquesa e foi para a 5516 C, que os demais não se ofendam, eu nunca fui tão feliz na minha vida, os cinco meses que eu trabalhei no Praça Nadir foram os melhores da minha vida. Hoje essa linha possui o numero 4405, mas a frota tem menos glamour, mas as pessoas legais que me fizeram apaixonar pelo lugar ainda estão lá.

Os urbanos de Santa Luzia em suma maioria eram gerenciados pelo DER MG, a frota era de ônibus ex Luziense e ex Santa Luzia, na época esse Amélia do desenho viera da linha 2209 B (depois 5530) as linhas que não eram gerenciadas eram Colégio da Ponte, São Benedito, São José, C.Calçadas, Morada do Rio São José, e Barreiro Pinhões,as demais eram do DER até 1998, tinham máquinas como o A600 (LN MBB 1115) A597 e A598 (G4 MBB1115 depois esses carros foram colocados motor OF 1315 esses carros viraram o careá, o A598 subia a ladeira do SESC de 4ª) A569 e A601 (Vitória ex Rio MBB 1315) A689(Vitória ex linha 8901 Santa tereza Santo antônio) dentre outros.

o ramal da linha 2206A que atendeu a região do Conjunto Palmital foi criado em 1999, mas num primeiro momento só ia até o Conjunto IAPI e retornava no DI , depois foi estendidoa até a Avenida Paraná. Essa linha possuia em 2002 8 carros, dois LN MBB 1318 (A311 e A320) três Vitória MBB 1318 (A304, A313 e A314) dois GLS VW ex Rio (A346 e A348) um vitória ex SP (A324) , mas sempre tinham ali carros de outras linhas principalmente no meu horario favorito, a beiça. normalmente os novos oiam pra çinha do Cristina A e algum mais velhinho de lá vinha pra o nosso horario.

Minha s maiores alegrias foram a bordo de um 5516 independente da letra, por isso parabéns pelos seus 40 anos.





6 comentários:

  1. Que beleza essa série, trás ótimas lembranças, esses LN, Vitórias...
    Eu ñ sabia que existiu esse Amélia A575... pois tinha muitos carros que eu ñ conhecia, vc podia reproduzir uma série sobre os urbano daqui, os mais antigos...se tiver jeito reproduza todos os que tinham Axxx...
    Obrigado...

    ResponderExcluir
  2. Vou te passar a relação que eu anotei na época, em 1996, meu primeiro ano no Duquesa até a municipalização.

    • A569 e A601: Caio Vitória longo MBB 1315 ex RJ (como o A300 que desenhei na 2206A na se tem foto a gente desenha) depois viraram 6538 e 6539, tinham o escapamento pra fora, a expresso que adaptou.
    • A592 A593 A594 A596 A661 A684 e A734 Caio Vitória MBB1115 curtinho, os quatro primeiros ex 2209, A661 ex 2257 e A734 ex 5510.
    • A600 A685 e A735, Torino LN MBB1115, o A735 ex 5530, o A685 ex Belacap, com o escapamento pra fora, (chegou a rodar nos urbanos com adesivo de integração e o numero 1104 na parte traseira antes de ir para o 5510)e o A600 ex 2209.
    • A597 e A598 G4 ex 5510
    • A581 e A681, Caio Vitória MBB 1315 longo originais da empresa mesmo, eram aqueles longos tipo o que eu desenhei na 2402 B, o A681 era ex 5510 possuía o escapamento pra fora. O A581 era ex Luziense, lá ele tinha o prefixo de 6252. ex 2241 B
    • A575, Caio Amélia II, sem frisos ex 5510.
    • A595 Caio Vitória MBB 1315 curto ex RJ.
    • A622, A623 e A624 Caio Vitória MBB 1318 6506 6507 6508
    • A662 e A663 vieram da 2257 usaram o mesmo prefixo, vieram pra substituir o A597 e A598, que viraram 6540 e 6544.
    • A689 A691 e A692 Caio Vitória MBB 1318. comprados da VSA.
    • VP07 Caio Vitória MBB 1620 de São Paulo, posteriormente ele virou 6516 e depois B388 na linha 2236 Atalaia BH, foi o ultimo carro antes da municipalização das linhas em Santa Luzia. Foi o primeiro a chegar com a pintura verde e branca, chegou no lugar do A595, que foi para a 5519, como VP89.
    • Do Rio vieram A582 e A602 Caio Vitória MBB 1318. o A602 virou 6510 e o A582 voltou as linhas expressas na 5511.
    • A695 O371 U (B163) (esse prefixo foi substituído mas esse carro foi do Areias 2203 rodou por pouquíssimo tempo.)
    Dois Amélia longo MBB 1115, penúltima serie. Não me lembro o prefixo dele lá, mas eram ex 2203. Nos urbanos 6563 e 6565.
    • 6549 Caio Amélia longo MBB1115 bigodeado com a Auto Viação Pioneira. Veio da 5519.
    • 6544, o primeiro, Thamco Águia Volvo ex VP37 antes de virar S020 no 1205 e ser apreendido pelo DER MG.
    • 6520 6524 7778 Condor Falcão. Ex 8001, subistituidos pelos G4 A597 (6540) e A598 (6544)
    • 6521 6522 6525 6527 6530 e 6532 Caio Amélia I longo.
    • 9912 6533 6534 6536 6540 Caio Amélia I curto.
    • 9911 O364 U, ex 1167-1 Ravena Borges BH rodou com a cor vermelha.
    • 7233 Caio Amélia III serie luxo A421 linha 2241 B Baronesa BH
    • 5120 ex 2234 Jaqueline, permaneceu com o mesmo prefixom (desenhado na serie 22)
    • 6550 a 6552 Marcopolos Torino G3 Verano ex 5516 B A469 A479 e A480 foram pintados de amarelo e branco e colocados nos circulares.
    • 6500 a 6505 GV VW16210, os únicos carros até então que chegaram novos aos urbanos de Santa Luzia, o inicio da municipalização, saíram todos os amélias, ainda chegou naquela época mais dois G6 para os circulares 6555 e 6556, não há nenhum carro desses nos urbanos eles estão na expresso e na transbus, o 6503 ta na 5450.
    •6557 Martcopolo Torino LN MBB1318 ex A494 rodou na Pinhões Bom Destino.
    •6516 6522 6524 6527 6540 6541 6543 6550 6551 6552 6554 GLS bus vw ex Rio, somente o 6540 6541 e 6543 chegaram depois eles eram da transbus e foram remanejados para 2209 depois para os urbanos. O 6522 virou A714 na 5510.
    •6558 G6 VW 2001 com elevador.

    ResponderExcluir
  3. Mt obrigado por esclarecer algumas dúvidas que tinha com essa relação que postou...pois eu só comecei a apreciar o transporte coletivo daqui + ou - em 1998, com a chega dos GV 6500 a 6505 e me lembro de alguns na época que eram azuis...
    6500 a 6505 (GXM0081, 0083, 0087, 0085, 0082, 0092)Torino GV VW 16.210
    6506(A695-GKM4595) 0371U
    6507(A681-GKL7328), 6508(A691-GKL5845), 6509(A662-GKL5336), 6510(A602-KNG0567), 6511(A734-GKL0774), 6512(A684-GKM0170), 6513(A692-GKL5828), 6514(A581-GKM3824), 6516(?), 6517(A663-GKL5846), 6518(A689-GKL5829), 6519(A661-GKL9355) Vitória
    6515(A685-GQQ2761), 6520(?) Torino LN
    6521(?), 6522(?), 6523(?), 6524(?), 6525(?) Thamco me parece que Águia
    6536(?), 6537(?), 6358(A569-GKL9103), 6539(A601-?), 6557(A372-GKL9246) Vitória
    6540(?-GKM4593), 6544(?-GKM4590) me parece que tinha o 6554 tb Torino G4
    6550(?-GKL3358), 6551(?-GKM-3518)
    E mais tarde:
    6511(?-GQQ2899) Torino LN
    6516(LBB4564), 6521(LAU0466), 6522(LAF8513), 6523(LAU0477), 6524(LBA5853), 6552(LAZ1188), 6553(LBB0948), 6549(A640-LBB5143), 6557(A641-LBB5134)
    GLS Bus ex Rio
    6555(GXM0151-30189), 6556(GXM0150-30190), 6558(GXM0440-3 portas) Torino G6
    6525 ao 6534(0211,0212,9233,0214,9234,9235,0213,0215,0216,9232) Volare A8
    6522,6535,6536,6539,6545ao6548(0281,0279,0276,0277,0358,0357,0356,0355)Senior G6
    6537(A623-GKL5843), 6538(A738-GKL5844), 6540(A736-GKL5093), 6541(?), 6543(A624-GKL5832), 6544(), 6554(A622-GKL5841) Vitória
    Lembrando que o 6541 era vermelho... + ou – é o que me lembro da frota...

    ResponderExcluir
  4. eses thamcos são ex 2240 e 2241, na ordem A411 e A412 A378 A380 e A475, o segundo 6554 seria o 6540 e 6544 ex A597 e A598 pintados de circular. o 6538 era o A737. eu havia me esquecido deles.

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelas informações... vc saberia me informar qual era o prefixo do Torino LN 6520(GQQ9687) e dos Vitórias 6536,6537 e 6541(vermelho)...obrigado pelos esclarecimentos...

    ResponderExcluir
  6. Bom, os vermelhos a que você se refere entraram provisioramente aguardando a decisão sobre a ampliação das linhas São Benedito Bom Destino, Sõ José Corrego das Calçadas e a reativação da linha Colegio da Ponte Zero Hora., ue seria Dona Quita Zero Hora. seriam eles, 6536 (A489 5516B) 6537 (A623 2209) e 6541 é o A497 5516A, o LN 6520 se eu estou certo era o A600, mas suas placas não batem.

    ResponderExcluir