quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Serie 59

Essa postagem é uma incógnita pra mim, pois a Viação Globo, ex viação Alterosa, é citada como uma empresa que emprestava e pegava emprestado ônibus da Luziense, isso me soa meio ridículo, pois a Luziense sempre teve grandes porcarias em sua frota, sim, mesmo com seus MB 1115 que foram exceção, a frota é formada desde os anos 1980 de vinte por cento de carros novos e o restante oriundos do Rio de janeiro, e hoje se por milagre tem mais carros novos é um milagre. A Luziense teve os famosos “Batomuche” quatro Caio Vitória que vieram do Rio e que tinham motor MBB OF 1115 com carroceria longa que em retas eram muito bons, mas que ao ver um morro a um quilômetro já começavam a pedir marcha. Para quem conhece a região do São Benedito, o famoso A375 (linha 2240B) não conseguiu subir a Rua São José e voltou, sem freios, acabou matando uma criança de sete anos no meio fio em 1992.

Atendo-nos as linhas 59, a linha 5901 (nova Floresta Santa Lúcia), sempre teve ótimos carros, muito bem conservados, não há registros em foto, mas me lembro de lindos Amélias e de um Thamco Falcão com buzina a ar, o único ônibus que eu vi na RMBH com esse acessório. A 5902 (Concórdia Santo Antônio via Colégio Batista) teve máquinas sem igual também, essa se tem registros de Gabrielas e de um Caio bela Vista. Espero que apreciem.






5 comentários:

  1. Corrigindo:

    As Linhas 5901 e 5902 nunca tiveram ramais A/B

    Mas a Linha 5901 teve o ramal R Centro/Santa Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. A Modalidade de emprestimos da Globo foi a seguinte:

    1ª Parte - Empréstimos

    Havia na Globo a série de veículos de 7266 a 7295,,estes veículos eram todos da linha 5901 Nova Floresta/Santa Lúcia,mas apenas os veículos 7277 e 7293 rodavam normalmente e os demais somente rodavam somente como reforço do atendimento a Igreja São Judas Tadeu)

    Segue abaixo os veículos emprestados e para qual foi a empresa (não somente a Luziense)

    Veículos: 7266,7267,7268,7269 e 7270,Foram emprestados,para o grupo Transurbe/Transnazaré e foram para a linha 1122 A/B

    Veículos: 7271,7272,7273,7274 e 7275,Foram emprestados em 1986 (Semi Novos),para a São Gonçalo e foram inicialmente para a linha 1116 A/B

    Veículo: 7276 (este era Thamco Falcão),Foi emprestado (Semi Novo) para a Nova Suiça e foi para a linha 7902,Em 1991, a Nova Suiça pegou da Meier,as linhas de Itaúna - MG e repassou as linhas 1701 e 7902 A/B para a Méier,mas o veículo 7276 continuou na linha 7902 A,mas neste caso,a responsabilidade pelo o pagamento foi repassada para a Meier e que em 2001 (Após a Meier ter vendido todos os veículos e ter repassado as linhas que operava para outras empresas),repassou a responsabilidade pelo o pagamento do emprestimo,para a Expresso Radar.

    Veículos: 7278 e 7279,Foram emprestados para a Viação Boa Vista e foram para a linha 4405,linha que foi repassada para a Viação Lux (que ficou com a garagem do Coqueiros,após uma separação societária em 1986. pois a Boa Vista tinha 2 garagens (Boa Viata Coqueiros),mas a responsabilidade do pagamento pelo o empréstimo continuou sendo da Boa Vista.

    Veículos: 7280 e 7281,Foram emprestados para a Expresso Riacho e sendo que o veículo 7280 foi para a linha 1107 A e o veículo 7281 foi para a linha 1101.

    Veículos: 7282,7283,7284,7285,7286,7287,7288,7289 e 7290,Foram emprestados (Semi Novos)para a Transamazonas e foram inicialmente para a linha 1113 A: Os Veículos:7285,7286 e 7289 rodaram na linha 1121 e depois os veículos: 7285 e 7289,foram para a linha 1189 (Linha que foi repassada para a Asa Norte em 1989),mas a responsabilidade do pagamento do empréstimo continuou sendo da Transamazonas

    Veículos: 7291 e 7292 (foram estes),os veículos que foram emprestados (Semi Novos) para a Luziense e foram para a linha 2204 A

    Veículos: 7294 e 7295 (Os mais velhos que tinham nesta série),foram emprestados tambem para a Grupo Meier,mas foram para a Emitur e rodaram na linha 1151 A/B.

    A Globo ficou com os veículos: 7277 e 7293 que rodaram na linha 5901

    ResponderExcluir
  3. Anônimo disse...

    A Modalidade de pagamento dos emprestimos para a Globo foi a seguinte e para qual linha que os veículos foram: se foi para a linha 2901 ou para a linha 5901 ou após 1990,para a linha 5902 - numeração da linha entre parênteses.

    2ª Parte - Pagamentos:

    Em 1988 foi recebido da transnazaré como Bônus pela a negociação do empréstimo,O Veículo:

    3808 (5901 - veículo que já veio usado)

    Em 1989,foi recebido da Transnazaré),referente ao empréstimo dos veículos: 7266,7267,7268,7269 e 7270 os veículos:

    2437,2440,2455,2456 (2901) (sendo que os veículos 2455 e 2456 já vieram usados) e 3815 (5901)

    Em 1989,foi recebido da Emitur,referente aos empréstimo dos veículos: 7294 e 7295,os veículos:

    3813 e 3814 (5901)

    Em 1990,foi recebido da Boa Vista,referente ao empéstimo dos veículos: 7278 e 7279,os veículos:

    3816 e 3817 (5901)

    Em 01/07/1990, a Globo comprou o restante da Viação Alterosa e passou a operar a linha

    5902 - Concórdia/Santo Antônio Via Colégio Batista

    Em 1990, foi recebido da Riacho,referente aos empréstimo dos veículos: 7280 e 7281,os veículos:

    2442 e 2445 (2901)

    Em 1991,foi recebido da São Gonçalo,referente ao empréstimo do veículos: 7271,7272,7273,7274 e 7275,os veículos:

    7597 (2901) 5125,5126,5127 e 5128 (5902)

    Em 1991,foi recebido da Luziense,referente ao empréstimo dos veículos: 7291 e 7292 os veículos:

    7595 e 7596 (2901),estes veículos vieram como bônus pelo a negociação do empréstimo.
    5129 e 8440 (5902)

    Em 1991,foi recebido da Transamazonas a 1ª Parcela referente ao empréstimo dos veículos: 7282,7283,7284,7285,7286,7287,7288,7289 e 7290,os primeiros veículos foram estes:

    Veículo N° 3818 que chegou zero km da Transamazonas,para a linha 5901 já com o layout de de fábrica

    3819,8880,8881 (5901) 8441 e 8442 (5902),os veículos chegaram zero km

    sendo que os veículos 3819,8441 e 8442 rodaram por 2 meses sem placa de 06/1991 a 08/1991

    Em 1992,foi recebido da Transamazonas a 2ª parcela,referente referente ao empréstimo dos veículos: 7282,7283,7284,7285,7286,7287,7288,7289 e 7290,os ultimos veículos a ser recebidos foram estes:

    7603 (2901) e o veículo N° 8888 que chegou da transamazonas zero km para a linha 5901,com o layout de fábrica

    Em 01/09/2003 a Globo comprou uma parte dos carros que eram da Carmo Sion e passou a operar as linhas:

    2102 - Gameleira/Serra (6001)
    9106 - Sagrada Família/Serra (esta poderia ter sido a linha 8004)

    Em 08/2004 foi transferida para a Globo a ultima parte da Viação Vera Cruz) e passou a operar tambem as linhas:

    105 - Estação Central/Lourdes

    106 - Estação Central/Santa Efigênia (Esta Linha foi substituida pela a linha:

    206 - Circular Oeste em 11/08/2007,mas a Globo apesar de ter a concessão desta linha cedeu a operação para as empresas: Betânia Ônibus,São Lucas,Nova Suiça e Zurick (mas a concessão continuou com a Globo),sendo que em 13/11/2008 a Betânia,foi retirada da operação desta linha,Em 22/11/2010 foi a vez da São Lucas e da Zurick sairem da operação desta linha,ficando a operação apenas com a Nova Suiça e em 01/03/2011 a Zurick voltou a operar a linha 206,mas apenas nos dias úteis (2ª a 6ª Feira) e a Nova Suiça continua operando a linha 206 mas apenas aos Sábados/Domingos e Feriados)Enquanto ocorre esta verdadeira bagunça na linha 206,a Globo continua recebendo normalmente a parte dela nesta linha,mesmo sem ter nenhum veículo operando nesta linha.

    SC03 A - Santa Efigênia/Santo Agostinho/Barro Preto (Hosp. Militar/Hosp.Felício Rocho)

    Em 2006,o ultimo pagamento de empréstimo a ser recebido foi este:

    Referente ao empréstimo em 1986 do veículo N° 7276,foi recebido da Expresso Radar o veículo N° 3768 que foi para a linha 8103 e na ocasião a Radar trocou com a Globo os veículos 3769 que tambem foi para a linha 8103 e o veículo N° 3770 que foi para a linha 8101 e a Globo mandou para a Expresso Radar o veículo N° 1010 que era da linha 8101 e 7583 que era da linha 8103.

    Por ai é que se pode ver uma das maneiras de se ganhar dinheiro

    ResponderExcluir
  4. Os Caio Amélia da linha 5901 eram estes:

    3057 (que era para ser o veículo N° 2456 da linha 2901,que chegou de fábrica zero km para esta linha,mas foi repintado para a linha 5901 e entrou nesta linha sendo o veículo N° 3057)

    3083 (era o veículo N° 2450 da linha 2901 e não foi dada baixa a numeração antiga no sistema,pouco tempo depois,entrou um marcopolo Torino na linha 2901 com esta numeração)

    teve tambem na linha 5901 os veículos: 3073,3081,3805,3806 e 3807 que tambem eram caio amélia.

    O Thamco Falcão com buzina a ar,era o 7276 (este que fora emprestado para a Nova Suiça em 1986).

    ResponderExcluir
  5. Amigo, estes carros que a Globo recebu de emprestimo das empresas, eram de quais marcas?

    ResponderExcluir