sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Serie 35

Nessa serie temos dois clássicos representados, o 7051 da 3501 A terminou seus dias na 9030, foi ao lado da 9429 da 5502 uma das melhores scanias da Viação Serra Verde, depois o Thamco Águia da 3503 A sendo esse ainda visto com a pintura original (e bem desbotada) aqui em Fabriciano, o prefixo nbão confere, pois nas vezes que eu o vi ainda não pude identifica lo.

Nessa seção ainda temos o 3503 B, uma linha que eu não sei que rumo tomou, mas eu sempre a via abarrotada de gente a tarde na Rua Caetés, uma pena ter acabado.








5 comentários:

  1. Aê Cara, o 3503B teve duas fazes depois que a Torres comprou a linha da Coletur:

    1º - A linha 3503B sumiu durante um tempo, mas com o sistema BHBUS a linha ressurgiu das cinzas como o 8030, que ia do Dom Silvério ao Centro, parando na Caetés também.

    2º - A BHTRANStorno decidiu que a aquela linha hiperlotada estava muito mau indo só até ao centro e então decidiu melhorar pra todo mundo, excluiu a linha e criou a 810 que ia primeiramente do Dom Silvério a Estação São Gabriel, mas como a BHTRANStorno gosta de facilitar pra todo mundo, colocou o 810 pra ir até o Parque Belmonte.

    P.S.: Essa linha, desde sua criação, sempre teve ótimos carros:
    Teve um Torino GVII Volvo B7R na era 8030, que perdurou no 810 com o número de 3310, que hoje está no 808.
    Tem ainda, dois PB, Torino GV II B7R PB Automático que vieram do 5503 e estão circulando BRAVAMENTE até hoje, apesar da cabritização de BH. São eles 4930 e 4934.

    Abração Meu Velho!

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  2. legal, eu gostava das linhas do Belmonte 5525A e B, me lembro de um vitória OF 1115 que se eu não me engano era 7716, era bonitão, depois os volvo que vieram da 5523, 5525A Belmonte e B Parque Belmonte, e num tem nenhuma foto dessas duas linhas.

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  3. Os Veículo Caio Vitória OF 1115 que haviam chegado zero KM,sendo um para a linha 5505 A e outro para a linha 5523 A na verdade teve 2 numeração 1° Estas numerações (que eram provisórias) eram:

    Carro N° 9013 = Linha 5505 A Nazaré
    Depois passou a ter a numeração 7747

    Carro 9015 = Linha 5523 A - Conj. Paulo VI
    depois passou a ter a numeração 7751

    O Carro N° 7716 Era uma Scânia 113 que rodou inicialmente na éra PROBUS na linha
    1145 - Bairro das Indústrias/Belo Horizonte
    (Na época que esta linha era operada pela a Transcbel e a momenclatura desta linha era desta forma) e alem deste veículo,tinha tambem os veículos: 7717,7718 e 7719 e o veículos 7720 era um MBB OF 1621 - Carroceria Comil Svelto e o Veículo N° 5580 (que tambem era da linha 1145 e era um Ciferal Padron Rio - MBB OF 1318),após pouco tempo de ter saido do sistema,retornou ao sistema como sendo o veículo
    N° 7722,para aumentar mais uma vez a frota desta linha

    Pois o 1° caso de veículo que ficou parado na garagem da Transcbel e depois de ter saido MAS não defitivamente do sistema em 1987 e no lugar deste (que não foi dada baixa no sistema na época),havia entrado um Caio Amélia MBB OF 1114 e era o veículo N° 4399 e depois de o Veículo N°4388,ter ficado parado até em 02/1989 E Desde esta data,este veículo só fazia especial para a Fafich e retornou a operação por um breve período de tempo em 1992,Saindo definitivamente do sistema no início de 1993 o que por si só significa que este foi o ultimo Marcopolo Veneza II a sair do sistema.

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  4. História da linha 3503 (Na era do PROBUS):

    Primeiramente a Linha não era a 3503 e era composta da seguinte forma:

    3301 A - Santa Terezinha/São Gabriel
    3301 B - Ouro Preto/São Gbriel Via Conjunto
    3301 C - Paquetá/Dom Silvério

    e havia tambem a linha 3502 que era:

    Bonfim/Concórdia,mas esta linha era operasa pela a Viação Praça 12 e foi desativada em 1984

    em 1984 esta linha que era operada pela a Auto Viação Pioneira,foi repassada para a Coletur e passou a ser:

    3503 A - Santa Terezinha/São Gabriel
    3503 B - Ouro Preto/São Gbriel Via Conjunto
    3503 C - Paquetá/Dom Silvério e foi criada o ramal:
    3503 SA - Novo Belmonte

    A Linha 3301 retornou ao sistema em 1988

    e passou a ser:

    3301 A - Santa Terezinha
    3301 B - Castelo Via Ouro Preto

    e tambem em 1988 o ramal

    3503 B - Ouro Preto/São Gabriel passou a ser
    3502 - Ouro Preto/São Gabriel Via Conjunto

    e o ramal
    3503 C - Paquetá/Dom Silvério,passou a ser
    3503 B - Paquetá/Dom Silvério

    A Viação Torres nunca comprou um veículo da Coletur, todas as mudanças do sistema após 19/07/1998, foi pelo o puro prazer de sucatear um sistema que na época do PROBUS era o melhor sistema do Brasil

    e desta forma ocorreu o seguinte:

    O Ramal 3503 SA - Novo Belmonte,passou a ser operado pela a Viação Cruzeiro e foi desativado em 2002 (época de implantação da Estação São Gabriel)

    A Linha 3301 A - Santa Terezinha,passou a ser operada pela a Autotrans (De Maneira Irregular),Pouco tempo depois,a Coletur entrou na justiça contra o BH Transtorno e restabeleçeu a operação da Linha 3301 A e o ramal:

    3503 B - Paquetá/Dom Silvério,apenas passou a ser operada pela a Viação Torres,a partir de 19/07/1998 e em 01/04/2001,esta linha passou ser
    8030 - Dom Silvério/Centro e outra parte (Paquetá/Centro) passou a ficar sem nenhum atendimento pelo o sistema que já estava sendo sucateado em massa e para ser extendido o itinerário da linha 8030 até o Parque Belmonte Observem a Bagunça que a BH Trans fez naquela região:

    1° em 21/02/2006,foi criada a linha
    810 - Parque Belmonte/Dom Silvério/Estação São Gabriel

    2° em 01/03/2006,foi desativado o ramal
    5525 B - Parque Belmonte

    Somente a partir de 08/04/2006 é que a linha 8030 passou a ser:
    Parque Belmonte/Dom Silvério/Centro
    sendo posteriormente desativada em 08/07/2006.

    estes fatos prejudicaram ainda mais o sistema e piorou o atendimento do sistema no Dom Silvério e no Parque Belmonte que só passou a contar com a linha 810 - Parque Belmonte/Dom Silvério/Estação São Gabriel.

    Resultado: O Povo passou a ficar refem de um sistema sucateado e encurralado dentro de estações. (pois o percurso Dom Silvério/Centro era feito em no máximo 0:40 (quarenta minutos) e atualmente uma pessoa gasta de 1:10 (uma hora e dez minutos a 1:35 (uma hora e trinta e cinco minutos) tendo como unica opção de acesso ao centro o metrô que já está mais do que sobre carregado pois a maioria esperam por um trem que está mais vazio para seguir viagem com alguma estrutura,juntando com a demora dos veículos da 810 que na maioria das vezes só passam de 30 em 30 minutos

    Com isto: a saida mais rápida para o povo do Parque Belmonte e do Dom Silvério para ir até o Centro é andar muito tempo a pé até o São Gabriel e utilizar a linha 3503 ou em outra direção: acessar o anel rodoviário e utilizar qualquer linha do DER para seguir viagem de forma mais rápida até o Centro de BH com a vantagem de não ficar muito tempo esperando por um ônibus nos pontos.

    Pois o sistema do jeito que está já virou um caso de Polícia e de Segurança Pública

    Pois atualmente a média no tempo de espera nos pontos é de 20 Minutos - em BH e uma hora na RMBH) e tem muitas linhas na RMBH que só tem de 1 a 10 horários por dia ou um só horário por semana)

    No tempo do PROBUS,o tempo médio de espera nos pontos (na grande maioria das linhas da época) éra de apenas 3 Minutos - BH) e 7 a 15 minutos na grande maioria das linhas da RMBH da época.

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  5. Completando sobre o tempo de deslocamento

    Parque Belmonte/Dom Silvério/Centro

    No Sentido Contrário (Volta), a Grande maioria prefere utilizar as linhas do DER e descer no anél Rodoviário ou utilizar a linha 3503 e Descer na parte extrema do São Gabriel e acabar de chegar a pé nestes bairros.

    Os que se arriscam a ir pelo metrô sempre tem que ficar esperando por um trem pelo menos um pouco menos cheio para seguir viagem com estrutura isto pode levar de 25 a 50 minutos e se ao chegar na Estação se um carro da 810 estiver muito cheio a espera aumenta na média de 30 minutos resultado: pelo o metrô se gasta de 1:15 até 2:00 para chegar do Centro até estes bairros

    O Tempo Médio de viagem do ramal 3503 C,que passou a ser 3503 B era:

    0:50 - Sentido: Paquetá/Dom Silvério
    0:50 - Sentido: Dom Silvério/Paquetá

    Total: 1:40

    o Tempo de viagem do ramal 5525 B era:

    1:10 - Viagem Completa ou 0:35 em cada um dos sentidos de viagem,levando em consideração o ponto da Rua Caetés que era o ponto de retorno.

    O Tempo médio de viagem da linha 8030 na época que era Dom Silvério/Centro era:

    1:00 - Viagem completa ou 30 minutos em cada um dos sentidos de viagem tambem levando em conta o ponto da Rua Caetés que era o ponto de retorno.

    O Tempo médio de viagem da linha 8030 Depois que passou a ser Paarque Belmonte/Dom Silvério/Centro era:

    1:20 - Viagem completa ou 40 minutos em cada um dos sentidos de viagem tambem levando em conta o ponto da Rua Caetés que era o ponto de retorno.

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