quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Serie 10

Daqui por diante será pequeno o numero de linhas expressas e semi-expressas que irei postar aqui nesse blog, vale a pena citar que os diametrais são meus favoritos desde os quatro anos de idade passeio pelos hospitais de BH e consultórios oftalmológicos especializados, eu posso falar com clareza de linhas que os amigos busólogos debateriam até o final dos tempos de modelos de ônibus que existiram e que não há resquícios ou provas para lembrar. Em cada PAM de BH que possuía oftalmologista eu pus o pé nos anos 80, por isso, das diametrais eu falo com conhecimento de causa.



Para começar essa serie vamos a serie 10, 1001 ao 1004, sendo que o 1001 há existem fotos de Ciferal Alvorada e Thamco Águia, por isso eu tinha postado qui um Comil Svelto, mas eles não chegaram a rodar nessa linha, então postei um Busscar Urbanus II MBB OH 1621, daí também uma raridade, a linha 1004, não estou certo se ela era da Betânia ou da Nova Suíça, por favor me ajudem nessa. A 1003 desenhei um Torino LN, vi um modelo desse enxertado na 1506, esse carro sempre foi muito bonito.



















Não consta nessa lista as linhas 1005, Pedro Leopoldo X Mocambeiro 1007 B – Santa Quitéria / Estação Eldorado.e 1007 C – Dumaville – Estação Eldorado (Contagem). Por que receberam esse numero em função do DER e seu jeito odioso de trabalhar, pra começar se fosse pelo sistema probus a 1005 seria 02xx, por ser uma linha que faz uma ligação entre localidades sem passar pelos principais corredores, como a 0210 , Pedro Leopoldo Ribeirão das Neves, e a 1007 poderia ter sido a 1186 ou a 1187. Sendo ainda que a 1005, era uma linha que só utilizava ônibus rodoviários, era da Novalimense, Nova Lima Cidade Industrial, ou seja o DER deu um numero de linha a uma linha que já existia.

"retificada em 16/01/2011"

14 comentários:

  1. Poeta, eu só tenho a agradecer pela sua iniciativa em contar a história do transporte da RMBH através do seu blog, dia 16 vou estar voltando de viagem e pretendo disponibilizar alguns desenhos para que você possa continuar a realizar esse excelente trabalho.
    Parabéns.

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  2. Trabalho muito bom, mas a 1004 não acabou em 1985, não?!!

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  3. Poeta, só uma correção.A 1001 nao teve Svelto. Todos os Sveltos da Carmo Sion forma comprados pra rodar na 2151 e 9105. Osultimos carros queentraram na 1001 antes do BHlixo, qro dizer Bhbos...., dsculpe Bhbus foram 04 Busscar UrbanusII OH1621, carros 1012-1013-1014-1015.

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  4. Robson,de eu não me engano o primeiro Comil Svelto de Bh chegou pocuo tempo antes da redistribuição das linhas, houve um Conil Svelto na 1001 sim, não me lembro o prefixo, sei que logo depois houve os da Anchieta. vou confirmar, tenho meios de ver isso. mas acho que foi três mêses antes da redistribuição das linhas.

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  5. A Linha 1005 era para ser:

    1005 A - Cid.Industrial/Nova Lima e
    1005 B - Cidade Industrial/Nova Lima Via Cefet
    mas acabou ficando como sendo o ramal 0001 C

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  6. Segue abaixo o que deveriam ser as linhas no PROBUS - 1ª Parte

    M1001 - Lagoa Santa/Belo Horizonte Via Av Antônio Carlos e
    M1001 - Lagoa Santa/Belo Horizonte Via Av
    Cristiano Machado
    Estes Ramais poderiam ter sido as linhas:
    2220 A - Lagoa Santa/Belo Horizonte
    5550 - Lagoa Santa/Belo Horizonte

    C1005 - Mocambeiro/Belo Horizonte Via Av Antônio Carlos e
    C1005 - Mocambeiro/Belo Horizonte Via Av
    Cristiano Machado
    poderia ter sido as linhas:
    2250 - Mocambeiro/Belo Horizonte
    5531 - Mocambeiro/Belo Horizonte

    C1005 - Mocambeiro/Pedro Leopoldo Via Adélia Issa,poderia ter sido a linha:
    0217 - Mocambeiro/Pedro Leopoldo Via Adélia Issa

    C1005 - Mocambeiro/Pedro Leopoldo/Dom Camilo,poderia ter sido a linha:
    0222 - Mocambeiro/Pedro Leopoldo/Dom Camilo

    C1005 - Mocambeiro/São José Da Lapa,poderia ter sido a linha:
    0219 - Mocambeiro/São José Da Lapa

    C1005 - Lagoa de Santo Antônio Via Teotônio Batista de Freitas/Belo Horizonte,poderia ter sido a linha:
    2243 - Lagoa De Santo Antônio Via Teotonio Batista de Freitas/Belo Horizonte

    Detalhe: Os ônibus desta Linha utilizavam o layout padrão da Empresa Alcino G.Cotta e o número da linha escrito no letreiro dos veículos era 1005.

    1007 A - Esmeraldas/Belo Horizonte Via Contagem
    1007 A - Esmeraldas/Belo Horizonte Via Betim
    1007 B - Esmeraldas/Estação Eldorado
    1007 C - Dumaville/Estação Eldorado
    1007 SA - Caracóis/Traçados poderiam ter sido a linha
    1187 A - Esmeraldas/Belo Horizonte Via Betim (Com Horários de atendimento Via Contagem)
    1187 B - Esmeraldas/Estação Eldorado
    1187 C - Dumaville/Estação Eldorado
    1187 SA - Caracóis/Traçados

    1008 - Florestal/Estação Eldorado
    1008 - Florstal/Juatuba poderiam ter sido a linha
    1178 - Florestal/Estação Eldorado
    0123 - Florestal/Juatuba

    C1014 - Funilândia/BH,poderia ter sido a linha:
    2248 - Funilândia/Belo Horizonte

    C1014 - Baldim/São José De Almeida poderia ter sido a linha:
    0224 - Baldim/São José De Almeida

    C1014 - São José De Almeida/BH,poderia ter sido a linha:
    2247 - São José De Almeida/Belo Horizpnte

    C1014 - Baldim/Belo Horizonte,era para ter sido a linha:
    2242 - Baldim/Belo Horizonte

    C1014 - Campinho/Belo Horizonte,era para ter sido a linha:
    2245 - Campinho/Belo Horizonte

    1016 - Itaguara/Belo Horizonte
    1016 - Itaguara/Estação Eldorado eram para ser a linha:
    1176 A - Itaguara/Belo Horizonte
    1176 B - Itaguara/Estação Eldorado

    1033 - Sete Lagoas/Belo Horizonte Via BR 040 poderia ter sido a linha:
    1172 - Sete Lagoas/Belo Horizonte Via BR 040

    1033 - Sete Lagoas/Belo Horizonte Via BR 424 poderia ter sido a linha
    5544 - Sete Lagoas/Belo Horizonte Via BR 424

    1038 - Jaboticatubas/Belo Horizonte ,A Numeração Desta linha ficou adequada ao PROBUS
    5582 - Jaboticatubas/Belo Horizonte Via Santa Luzia

    1042 - Capim branco/Pedro Leopoldo poderia ter sido a linha
    0211 - Capim Branco/Pedro Leopoldo

    1042 B - Araçás/Pedro Leopoldo poderia ter sido a linha
    0215 - Araçás/Pedro Leopoldo

    1042 - Capim Branco/Belo Horizonte poderia ter sido a linha
    5532 A - Capim Branco/Belo Horizonte

    1042 - Boa Vista/Belo Horizonte poderia ter sido o ramal
    5532 B - Boa Vista/Belo Horizonte

    1044 - Itatiaiuçu/Belo Horizonte
    1044 - Itatiaiuçu/Estação Eldorado,eram para ter sido a linha:
    1186 A - Itatiaiuçu/Belo Horizonte
    1186 B - Itatiaiuçu/Estação Eldorado

    1059 - Sabará/Belo Horizontepoderia ter sido a linha
    5509 A - Sabará/Belo Horizonte

    1076 - Santa Luzia/Belo Horizonte poderia ser a linha
    2251 - Santa Luzia/Belo Horizonte (Hospitais)

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  7. Segue abaixo o que deveriam ser as linhas no PROBUS 2ª Parte

    1146 - Nova União/Ravena/BH,poderia ter sido a linha
    2246 A - Nova União/Ravena/BH

    1146 - Antônio Dos Santos/Belo Horizonte,poderia ter sido a linha
    2246 B - Antônio Dos Santos/Belo Horizonte

    1146 - Roças Novas/Belo Horizonte poderia ter sido a linha
    2246 C - Roças Novas/Belo Horizonte

    1197 - Matozinhos/Belo Horizonte Via Av Antônio Carlos poderia ter sido a linha
    2244 A - Matozinhos/Belo Horizonte

    1197 - Matozinhos/Belo Horizonte Via Av Cristiano Machado poderia ter sido a linha
    5547 - Matoinhos/Belo Horizonte

    1197 - Matozinhos/Belo Horizonte Via Bairros poderia ter sido a linha
    2244 B - Matozinhos/Belo Horizonte Via Bairros

    3027 - São José de Almeida/Santa Luzia,poderia ter sido a linha 2247

    3109 - Carmo de União/Caeté,poderia ter sido a linha
    0812 - Carmo de União/Caeté

    3109 - Nova União/Caeté,poderia ter sido a linha
    0813 A - Nova União/Caeté

    3109 - Nova União/Caeté Via Antônio Dos Santos,poderia ter sido a linha
    0813 B - Nova União/Caeté Via Antônio Dos Santos

    3681 - Capim Branco/Matozinhos poderia ser a linha
    2252 - Capim Branco/Matozinhos

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  8. Corrigindo a Linha

    3027 São José De Almeida/Santa Luzia poderia ter sido a linha

    0237 - Santa Luzia/São José De Almeida

    pois a linha que poderia ter sido 2247 é São José De Almeida/Belo Horizonte

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  9. Segue abaixo o que deveriam ser as linhas no PROBUS 3ª Parte (Incluindo Linhas que já utilizaram o layout do PROBUS

    0049 - Pedro Leopoldo/Vera Cruz poderia ter sido
    2249 - Pedro Leopoldo/Vera Cruz

    0050 - Pedro Leopoldo/Lagoa de Santo Antônio poderia ter sido a linha
    0221 - Pedro Leopoldo/Lagoa de Santo Antônio

    0051 A - Quinta do Suimouro/Pedro Leopoldo
    poderia ter sido a linha
    0501 A - Quinta do Suimouro/Pedro Leopoldo

    A Linha 0051 B teve 2 (Dois)Itinerários

    1° Santo Antônio/Amélia Torres Via Ciminas/Cauê
    2° Cauê/Ciminas

    esta linha poderia ter sido o ramal

    0501 B - Que tambem teria tido os 2 (dois) itinerários:

    1° Santo Antônio/Amélia Torres Via Ciminas/Cauê
    2° Cauê/Ciminas

    0075 A - Pedro Leopoldo/Palmital,Poderia ter sido a linha
    0225 A - Pedro Leopoldo/Palmital

    0075 B - Pedro Leopoldo/Quinta das Palmeiras poderia ter sido o ramal
    0225 B - Capim Branco/Matozinhos

    213 - Bonanza/São Cosme (Operada pela a Expresso Santa Luzia,esta linha apesar da numeração original ser:

    0213 - Bonanza/São Cosme

    esta linha ostentou no letreiro dos veículos a numeração T213 (Antes de se tornar 213) e somente tinha escrito nos veículos a numeração dos veículos e a caracterica INTRAMUNICIPAL

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  10. Segue abaixo o que deveriam ser as linhas no PROBUS - 4ª Parte- Linhas de Santa Luzia

    113 - Barreiro/São José poderia ter sido a linha
    0503 - Barreiro do Amaral/São José

    113 - Padre Miguel/Barreiro poderia ser a
    linha
    0504 - Padre Miguel/Barreiro

    0313 - Bom Destino/Pinhões Kennedy/Palmital poderia ser a linha
    0227 - Bom Destino/Pinhões

    413 - Bicas/Bonanza via Morada do Rio poderia ter sido a ser linha
    0507 - Bicas/Bonanza Via Morada do Rio

    513 - Córrego das Calçadas/São José
    513 - Bom Destino/São Benedito - Via Córrego das Calçadas

    Apesar da numeração original ser

    0513 A - Córrego das Calçadas/São José
    0513 B - Bom Destino/São Benedito - Via Córrego das Calçadas

    Esta Linha ostentou no letreiro dos veículos a numeração T513 (Antes de se tornar 513) e somente tinha escrito nos veículos a numeração dos veículos e a característica INTRAMUNICIPAL.

    613 A - Padre Miguel/São José
    613 B - Vale Das Acácias/Zero Hora Via Duquesa II
    Poderiam ter sido a linha

    0239 A - Padre Miguel/São José
    0239 B - Vale Das Acácias/Zero Hora Via Duquesa II

    713 - Maria Adelia/São Benedito - Zero Hora
    713 - Industrial Americano/Londrina Via Belo Vale
    poderiam ser a linha
    0509 - A - Maria Adelia/São Benedito - Zero Hora
    0509 - B - Industrial Americano/Londrina Via Belo Vale

    813 - Industrial Americano/Conjunto Cristina
    813 - Kennedy/Palmital poderiam ser a linha
    0236 A - Industrial Americano/Conjunto Cristina
    0236 B - Kennedy/Palmital

    913 - Frimisa/Pinhões/Engenho
    913 - Morada do Rio/Pinhões
    913 - Zero Hora/Engenho poderiam ser a linha

    0242 A - Frimisa/Pinhões/Engenho
    0242 B - Morada do Rio/Pinhões
    0242 C - Zero Hora/Engenho

    1013 - Frimisa/Taquaraçu de Baixo poderia ser a linha
    0511 - Frimisa/Taquaraçu de Baixo

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  11. Outra Correção Sobre os Comil da Carmo Sion

    Para voçês ter idéia da verdadeira bagunça que a BHTRANSTORNO faz:

    A Numeração e a 1° linha que estes veículos rodaram quando chegaram zero km conforme abaixo:

    1016 = 2151
    1017 = 2151
    1018 = 4105 (Nunca foi para a linha 1001)
    1019 = 2151
    1020 = 4104 (Nunca Foi para a linha 1001)
    1021 = 2151
    3133 = 2151
    3134 = 9105 (Apenas Este Veículo foi para esta linha)

    O Veículo N° 1018,após a desativação da linha 4105 em 11/05/1999,foi para a linha 2151

    O veículo N° 1020,após a desativação da linha 4104 em 11/05/1999,foi para a linha 9106

    O Veículo N° 3134,Após a Carmo Sion ter deixado de operar a linha 9105,este veículo foi para a linha 2151

    Ou Seja: Estes Veículos somente chegaram na Carmo Sion em 08/1998 após a BH Transtorno mexer em todo o sistema que ficou bastante prejudicado e a linha 1001 já não estava mais com a Carmo Sion e a Carmo Sion ter tido a necessidade urgente de se aumentar 20 (Vinte) Veículos na frota geral pois As Primeiras Linhas que a Carmo Sion Operou no BH Transtorno foram estas:

    2102 - Gameleira/Serra (6001) - Linha Remanescente da Carmo Sion

    2151 - Vista Alegre/Serra (Seria a linha 1006) (Esta Linha foi inaugurada com apenas 4 veículos e foram estes: 0850,0851,0976 (Ex 1001) e 0942 (ex 6001)

    4104 - Praça 12/Carmo Sion (2002) - Esta Linha havia sido operada pela a Carmo Sion na época do Início da linha 2002 (1982 a 1984)na era PROBUS,quando foi repassada para a Viação Praça 12 e esta linha Retornou em 19/07/1998

    4105 - Pedro II/Sion (Seria a Linha 3003) Esta Linha ficou por pouco tempo em operação (19/07/1998 a 10/05/1999)

    8001 R - Centro/Fac.Milton Campos Via Belvedere (Utilizava o layout do Probus) e os veículos que rodaram nesta linha foram estes: 0939,0944,3130 e 3131 (Todos Ex 6001)

    9105 - Nova Vista/Sion (Seria a linha 8005)

    A Carmo Sion repassou a linha
    1001 Grajaú/Sion para a Viação Euclásio Ltda,que passou a ser 2101 em 19/07/1998 e mesmo assim neste dia rodou os dois noturnos o da linha 1001 Grajaú/Sion (Carmo Sion - Carro N° 0979) e o da linha 2101 Grajaú/Sion (Euclásio - Carro N° 2642).

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  12. Vale a pena lembrar, foi cogitada a extensão do itinerário da linha 1004 que passaria a ser

    Palmeiras/Col.Mestre Atayde/BH Shopping Via Estrela D'Alva

    Mas não foi implementada esta extensão do itinerário

    Outros Ramais que não foram criados a época do PROBUS foram os Ramais:

    1001 B - Grajaú/Sion Via Contorno (Detalhe: foi cogitada a criação deste ramal em 1986),mas somente foi possivel a criação deste ramal em 19/07/1998,quando passou este ramal passou a ser a linha 2150 Grajaú/Sion Via Contorno.

    1001 C - Grajaú/Sion Via BH Shopping Center,foi cogitada a criação deste ramal tambem em 1986 mas pouco tempo depois de estar sendo cogitada a criação deste ramal em 02/87 foi engavetado o projeto de criação deste ramal e não foi criado o ramal C da linha 1001,pois não havia sido criado o Ramal B DA linha 1001

    Outro ramal que esteve sendo cogitada a criação em 1986 seria o ramal

    6001 SA - Vila Marçola/Rua do Ouro,mas havia uma grande barreira a época: a desapropriação de casas para o alargamento e pavimentação da Rua Mangabeiras da Serra até chegar na esquina da Rua Caraça fato este que foi consumado somente em 2001 e inicialmente alguns horários da linha 2102 (6001) Gameleira/Serra passaram a subir a Rua Mangabeiras da Serra e em 01/01/2007 o ramal 6001 SA foi criado e passou a ser a linha 107 Vila Marçola/Rua Do Ouro,substituindo o atendimento a Rua Mangabeiras da Serra da linha 2102 (6001)

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  13. a desapropriação de casas para o alargamento e pavimentação da Rua Mangabeiras da Serra até chegar na esquina da Rua Caraça fato este que foi consumado somente em 2001

    Na verdade foi consumado em 1998.

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